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Arroba do Boi - R$ (À vista)
SP MS MG
230,00 221,00 209,00
GO MT RJ
213,00 213,00 210,00
Reposição - SP - R$
Bezerro 12m 1790,00
Garrote 18m 2180,00
Boi Magro 30m 2590,00
Bezerra 12m 1400,00
Novilha 18m 1720,00
Vaca Boiadeira 2020,00

Atualizado em: 26/4/2024 09:07

Cotações da Arroba: SP-Noroeste, MS-Três Lagoas, MG - Triângulo, GO - Região Sul, MT - Rondonópolis, RJ-Campos
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Adriano Garcia
MTb 10252-MG

 

Estradas intransitáveis travam pecuária do MT

 
 
 
Publicado em 17/04/2014

A situação das estradas em Mato Grosso é um entrave para o desenvolvimento econômico e social no Estado. Atoleiros, buracos, falta de acostamento e placas de sinalização impedem o escoamento da produção, colocam vidas em riscos e causam prejuízos aos produtores de carnes e grãos. Durante a segunda rota do ‘Acrimat em Ação 2014’, a equipe da Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat) flagrou caminhões atolados, veículos acidentados e perdas de produtos em decorrência das más condições de trafegabilidade no interior de Mato Grosso.

Em Vila Rica, município localizado a 1.259 quilômetros da Capital, o acesso é somente por terra e, tanto a rodovia federal, a BR-158, quanto as estaduais não estão adequadas para a necessidade de tráfego. O pecuarista Anísio Vilela Neto revela que o município perde com a falta de atenção das autoridades e que a produção fica prejudicada. “Nem sempre conseguimos retirar o gado das propriedades e, quando conseguimos, o atraso para percorrer o trecho até o frigorífico e os hematomas nos animais por causa das estradas, representam prejuízos para o pecuarista”.

Além disso, Anísio, que é representante regional da Acrimat, conta que recentemente seis propriedades foram vendidas no município para grandes grupos agrícolas, mas que devido aos problemas para escoar a produção, nenhum deles começaram a investir.

E os problemas vão seguindo rodovia abaixo. Em Ribeirão Cascalheira (a 900 quilômetros de Cuiabá) a BR-158, que recentemente foi pavimentada, está esburacada e os carros trafegam com dificuldades. Para o vice-presidente do Sindicato Rural do município, Ivo Cabral, falta planejamento na execução das obras e por isso, em pouco tempo de uso, a estrada fica deteriorada. “Fizeram o asfalto, mas não adequado ao fluxo de veículos. Diariamente temos registros de acidentes, são vidas que estão risco, sem falar no prejuízo financeiro”.

Em Cocalinho (923 quilômetros da Capital) o isolamento faz com que a população tenha mais ligação com o estado de Goiás do que com Mato Grosso. Para chegar ao município, a MT-326 não é pavimenta e não há ponte, sendo necessário utilizar uma balsa. Já para ir até Goiânia, são apenas 60 quilômetros sem asfalto e uma ponte está sendo construída pelo governo goiano para interligar o estado ao município. Tadeu Ferreira Barbosa, presidente do Sindicato Rural, fala que 95% dos moradores preferem ir para o estado vizinho do que para Mato Grosso. “Não me lembro de ter visto algum governador visitar nossa cidade. Nunca fomos assistidos em nossas reivindicações e agora o governo goiano constrói uma ponte para nos tirar do isolamento. Porém, toda nossa produção gera riqueza para Mato Grosso”.

Mais ao Sul, no município de Paranatinga (373 quilômetros da Capital), a MT-130 não recebeu nenhum reparo desde o ano passado. O consultor econômico da Acrimat, Amado de Oliveira, descreve quando o ‘Acrimat em Ação’ passou pela via em 2013, a situação já era precária e que, mesmo após reivindicação da Associação ao governo estadual para melhorar as condições da rodovia, o problema aumentou. “Não só não restauraram o asfalto, como abandonaram de vez. O asfalto praticamente acabou em alguns trechos. Em menos de 10 quilômetros vimos dois caminhões tombados por causa de buracos na estrada. Precisamos agir para cobrar uma atitude dos governos municipal, estadual e federal”.Com informações do Diário de Cuiabá.

 


 


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