Publicado em 27/02/2014Depois de sair do segmento de bovinos, vendendo suas unidades de abate para a Minerva Foods, em novembro do ano passado, a BRF informou nesta quarta-feira que “estuda alternativas para a sua divisão de lácteos”. Entre as opções, a companhia disse considerar “a formação de parcerias ou a alienação parcial de tais ativos a terceiros”.
A decisão de buscar “alternativas estratégicas” para seus negócios de lácteos, segundo a companhia, foi tomada pelo Conselho de Administração da companhia, que é presidido pelo empresário Abilio Diniz.
A gigante de alimentos, porém, só se manifestou sobre a decisão depois que a informação de que já teria contratado o banco Itaú-BBA para buscar interessados para os ativos de lácteos vazou ao mercado.
Diferente do segmento de carne bovina, em que tinha uma tímida presença, a BRF é forte no mercado de lácteos, em que concorre com as marcas Batavo e Elegê, cuja participação nas vendas de todo o setor chega a 10,7%, segundo dados da Nielsen.
De acordo com balanço do terceiro trimestre da BR, a divisão de lácteos respondeu por 9,6% das receitas líquidas no período, que somou R$ 7,6 bilhões. Na apresentação dos resultados, a companhia informou ter reduzido em 4,8% o volume de alimentos no período, em parte devido à diminuição na produção de lácteos, “em particular no leite UHT, seguindo uma decisão estratégica para foco em rentabilidade”.
O balanço de 2013 da BRF será divulgado nesta quinta-feira, depois do fechamento dos mercados. Com informações do jornal O Globo.