Publicado em 27/09/2024China adotará medidas para estabilizar a produção de carne bovina e leite, além de reforçar o apoio às fazendas, informou o Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais na quinta-feira.
Em circular conjunta com outros seis departamentos, foram definidas metas como auxiliar fazendas a superar desafios. O foco será na manutenção da capacidade produtiva de gado de corte e leiteiro, incentivando autoridades locais a acelerar projetos para melhorar a qualidade das vacas reprodutoras.
Entre as ações, está a criação de um sistema de lista branca para fazendas de carne e leite, que permitirá assistência financeira, incluindo extensões e renovações de empréstimos para aquelas com dificuldades temporárias. A circular também destaca o fortalecimento dessas indústrias em áreas que saíram da pobreza.
Outras medidas incluem campanhas para promover a qualidade nutricional da carne bovina e do leite, programas de leite para estudantes e o uso de vouchers para incentivar o consumo em determinadas regiões.
Segundo o Departamento Nacional de Estatísticas, a produção de carne bovina na China cresceu 3,9% no primeiro semestre de 2024, enquanto a de leite aumentou 3,4%. Em 2023, a produção de laticínios foi de 42,81 milhões de toneladas, 6,3% a mais que no ano anterior, representando 5,9% da produção mundial e colocando a China como a quarta maior produtora global.