Publicado em 13/09/2024O Rabobank prevê recorde na produção de carne bovina do Brasil em 2024, com aumento de 10% em relação a 2023. Dados do IBGE mostram que a produção no segundo trimestre deste ano foi a maior já registrada, com alta de 17% em relação ao mesmo período do ano passado. No primeiro semestre, o crescimento foi de 19%.
A demanda, impulsionada principalmente pelas exportações, junto com a redução nos custos de bezerros e ração, deve manter alta a oferta de confinamento no segundo semestre. Contudo, a menor oferta de vacas no terceiro trimestre pode reduzir o ritmo de abate em algumas regiões, já que produtores devem reter matrizes para aumentar a produção de bezerros.
Em julho, as exportações de carne bovina alcançaram 266 mil toneladas, o maior volume da história. A queda nos preços do gado vivo e a desvalorização do real frente ao dólar impulsionaram as vendas. A tendência de preços mais altos deve continuar até o fim do ano.
A China segue como principal destino, com 44% das exportações nos primeiros sete meses de 2024, totalizando 122 mil toneladas importadas em julho e um aumento de 13% no acumulado do ano.