Publicado em 11/09/2024O governo federal estendeu até 30 de setembro o prazo para produtores rurais do Rio Grande do Sul solicitarem descontos em dívidas de crédito rural. O prazo anterior encerraria em 10 de setembro. A prorrogação visa dar mais tempo para que os produtores, afetados pelas chuvas deste ano, enviem a documentação necessária às instituições financeiras.
Os bancos têm até 3 de outubro para encaminhar as solicitações aos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), que validarão as perdas. A validação será informada aos produtores até 24 de outubro, com prazo até 30 de outubro para renegociar ou quitar as dívidas.
Para perdas acima de 60%, as solicitações serão analisadas pela Comissão Especial de Análise de Operações de Crédito Rural, que divulgará os resultados até 20 de novembro, com renegociação ou liquidação das dívidas até 27 de novembro. Operações com seguro rural, como o Proagro, estão excluídas. Pedidos negados devem ser comunicados aos produtores até 3 de outubro.