Publicado em 10/09/2024A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) convocou uma mobilização em Porto Alegre nesta terça-feira (10), em protesto contra a demora na implementação das medidas de apoio do governo federal ao setor produtivo afetado pelas enchentes de abril e maio deste ano.
A Fetag-RS critica “promessas não cumpridas” dos ministros quanto à ajuda aos produtores do Estado. A mobilização segue sem data para terminar.
“Quatro meses já se passaram desde as enchentes, diversas reuniões ocorreram no Estado e em Brasília, e na Expointer os ministros fizeram promessas que ainda não foram cumpridas. A publicação das resoluções esperadas para a semana passada não ocorreu, e agora o governo federal não se manifesta mais sobre o assunto”, afirma a entidade, destacando também pendências do governo estadual.
“A agricultura familiar não pode mais esperar. As dívidas vão vencer e muitos não têm como pagar, pois perderam tudo”, diz a nota.
O governo federal prometeu mudanças no decreto 12.138/2024, que regulamenta descontos nas dívidas dos produtores rurais, mas o ajuste ainda não foi publicado. A expectativa é de que amplie os rebates para alguns agricultores e pecuaristas que contrataram seguro para investimentos.