Publicado em 30/08/2024O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta nesta quinta-feira (29) para o risco elevado de incêndios em quase todo o estado entre sexta-feira (30) e domingo (1º). Com a previsão de temperaturas em alta e queda na umidade do ar, o risco de queimadas aumenta.
O governo paulista mantém o gabinete de crise e monitora os incêndios. Segundo meteorologistas da Defesa Civil, com o fim da massa de ar frio, as temperaturas devem subir, especialmente no interior, com máximas acima de 30ºC.
O Mapa de Risco de Incêndio destaca que as regiões de Andradina, Araçatuba, Bauru e Jaú são as mais críticas, com temperaturas chegando a 35ºC e umidade abaixo de 20%. O CGE também prevê ventos fortes de até 60 km/h.
Outras áreas com altas temperaturas e baixa umidade são Presidente Prudente, Assis, Marília e Ourinhos, com máximas de 34ºC, e Jales, Votuporanga, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Barretos, Franca e São Carlos, com termômetros marcando até 33ºC.
Em Itapeva, Sorocaba e Iperó, as máximas devem atingir 29ºC, com umidade inferior a 25%. A recomendação é evitar atividades físicas ao ar livre entre 10h e 16h, evitar aglomerações em ambientes fechados, hidratar-se e usar soro fisiológico para olhos e narinas.
Na Região Metropolitana de São Paulo, Campinas, Jundiaí, Campos do Jordão e Guaratinguetá, as temperaturas podem chegar a 27ºC, com umidade abaixo de 30%.
As condições climáticas são influenciadas pelo enfraquecimento da massa de ar frio nas Regiões Sul e Sudeste, elevando as temperaturas e causando sensação térmica mais quente.
Medidas de prevenção contra incêndios
A população é orientada a adotar medidas preventivas, como evitar queimar vegetação seca, não jogar bitucas de cigarro em rodovias e não usar fogo para limpeza de áreas rurais. A Defesa Civil realizará ações de conscientização em cidades como Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Presidente Prudente.s como falta de ar, tontura ou dor no peito, é recomendável procurar atendimento médico.
A Defesa Civil alerta para que a população informe o Corpo de Bombeiros (193) ao avistar fumaça ou fogo em áreas de mata.