Publicado em 08/08/2024A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) apoia a iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) de pedir ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) uma investigação sobre dumping no leite importado da Argentina.
Segundo a CNA, o leite argentino é vendido no Brasil a preços abaixo do custo de produção, prejudicando a indústria nacional. A medida visa corrigir distorções no mercado e garantir condições justas de concorrência.
"O leite vendido abaixo do custo de produção prejudica a produção nacional", afirmou José Zeferino Pedrozo, presidente do Sistema Faesc/Senar. "Precisamos garantir renda para as famílias rurais, empregos e abastecimento interno com qualidade e comércio justo."
A CNA destaca que o Brasil importou 4,29 bilhões de litros de lácteos nos últimos três anos, com um recorde de 2,18 bilhões de litros em 2023. O leite em pó, nas versões integral e desnatada, representou mais de 71% das importações em 2023. Países do Mercosul foram responsáveis por mais de 97% dessas importações.