Publicado em 06/08/2024O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, espera que o Brasil receba o status de país livre de febre aftosa sem vacinação no próximo ano, concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). A auditoria da OMSA ocorrerá no Brasil no mês que vem.
"Isso significa mais oportunidades para abertura de mercados. Vamos abrir o mercado japonês, coreano, para bovinos e suínos", afirmou Fávaro durante o Salão Internacional de Proteína Animal (Siavs).
Fávaro falará com técnicos e parlamentares japoneses nesta semana, após a visita de autoridades japonesas a uma unidade da JBS em Mozarlândia (GO). A delegação, organizada pela embaixada do Japão, pode representar um avanço na assinatura de um protocolo sanitário entre os dois países.
O Japão, conhecido por suas rigorosas exigências para importação de carnes, geralmente aceita carne bovina de exportadores livres de febre aftosa sem vacinação. O governo brasileiro confirmou esse status em maio, mas ainda precisa da chancela da OMSA.