Publicado em 27/02/2024Agricultores protestam na Europa contra políticas agrícolas e ambientais. Na Bélgica, desde segunda-feira (26/2), vias centrais de Bruxelas foram bloqueadas e pneus incendiados em frente à sede da Comissão Europeia (CE), mesmo após anúncios de diálogo. Os manifestantes rejeitam as tentativas de "apaziguar" a situação e demandam mudanças, incluindo isenções para terras em pousio e revisão das regras para importações alimentícias, além da retirada de legislações sobre defensivos agrícolas.
Paralelamente, na França, o descontentamento se manifesta no Salão Internacional de Agricultura em Paris, reunindo produtores e políticos. O evento, em sua 60ª edição, é palco de críticas à crise agrícola e à utilização política da situação, destacada pela Confederação Camponesa da França. O primeiro-ministro francês, Gabriel Attal, visitou o local, enfrentando a insatisfação do setor.
Em Madri, Espanha, protestos nesta segunda-feira buscam melhorias na Lei da Cadeia Agroalimentar e nas condições de trabalho no campo. Ações incluem bloqueios de rodovias e um 'tratoraço' em Málaga, culminando em manifestações em La Palma, Gran Canaria e Tenerife, evidenciando uma onda de mobilizações agrícolas por toda a Europa.