Publicado em 02/02/2024Na madrugada de quinta-feira (1º), a Secretaria de Estado da Economia em parceria com a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) promoveu fiscalização em frigoríficos da região metropolitana de Goiânia. Denominada Operação Boi Gordo, a ação abrangeu todo o Estado de Goiás, incluindo o fechamento das fronteiras estaduais, com o objetivo de inspecionar a documentação do transporte de gado, como nota fiscal e Guia de Trânsito Animal (GTA).
Gabriela Vitorino de Sousa Delfino, superintendente de Fiscalização Regionalizada, enfatizou a essencialidade da operação para a conformidade das transações comerciais com a legislação, após a identificação de irregularidades. Augusto Amaral, diretor de Defesa Agropecuária da Agrodefesa, destacou a importância dos controles tributário e sanitário sobre o gado, essenciais para garantir a segurança da carne consumida pela população. Amaral anunciou a continuidade da fiscalização em outros estabelecimentos para assegurar a defesa agropecuária em Goiás.
A iniciativa visa reafirmar o papel do Estado na fiscalização agropecuária e no cumprimento das normas do setor. Auditores fiscais e fiscais agropecuários, com apoio do Comando Volante da Delegacia Regional de Fiscalização (DRF) de Goiânia e Apoio Fiscal Fazendário, estão examinando desde os currais até os locais de abate, à procura de irregularidades.
A Operação Boi Gordo, que começou na região de Posse no dia anterior (31), agora se encontra em sua segunda fase, expandindo-se para diversas cidades do estado, incluindo Goiânia, Anápolis e Jataí, entre outras.