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Arroba do Boi - R$ (À vista)
SP MS MG
197,00 175,00 184,00
GO MT RJ
178,00 175,00 179,00
Reposição - SP - R$
Bezerro 12m 1850,00
Garrote 18m 2050,00
Boi Magro 30m 2700,00
Bezerra 12m 1270,00
Novilha 18m 1580,00
Vaca Boiadeira 1860,00

Atualizado em: 27/3/2020 10:44

Cotações da Arroba: SP-Noroeste, MS-Três Lagoas, MG - Triângulo, GO - Região Sul, MT - Rondonópolis, RJ-Campos
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Adriano Garcia
MTb 10252-MG

 

Caminhoneiros param para pressionar o STF

 
 
 
Publicado em 19/02/2020

Mobilizações de caminhoneiros são registradas em seis Estados desde segunda-feira (17/02), segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte e Logística (CNTTL).

São Paulo, Goiás, Rio Grande do Sul, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, além do Distrito Federal, são palco de protestos para pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF) a votar o piso mínimo do frete nacional.

A votação, que ocorreria nesta quarta-feira (19/2), foi suspensa depois de o ministro Luiz Fux, do STF, adiar o julgamento de três ações de inconstitucionalidade, movidas pela Associação do Transporte Rodoviário do Brasil (ATR Brasil), juntamente com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

As entidades contestam a constitucionalidade da Lei 13.703, assinada em 2018 pelo ex-presidente Michel Temer, que instituiu a Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas.

A CNA, em trecho da petição, defende que “o setor agropecuário tem sofrido fortíssimo impacto regulatório e financeiro por conta das sucessivas tabelas obrigatórias de preço mínimo do frete rodoviário, que oneram sobremaneira toda a cadeia produtiva, trazendo custos elevados ao produtor rural e ao próprio consumidor”.

De acordo com o diretor da CNTTL, Carlos Alberto Dahmer, “várias cadeias produtivas do agronegócio têm o preço mínimo para receber, mas para pagar [o mínimo] não querem. Temos convicção de que não existe inconstitucionalidade na Lei 13.703”.

“Não queremos o frete abaixo do custo para o caminhoneiro. Se trata do custo mínimo do ponto A para o ponto B. É como um taxista e a bandeira, ele arranca a partir de um determinado preço. Ou como o salário mínimo. Não essa oferta de trabalho avulso que diminui o valor que ele [o caminhoneiro] pode receber”, protesta Dahmer, que também é presidente do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Ijuí (Sindtac-Ijuí), município gaúcho que teve paralisações nesta terça-feira (18/2).

Uma audiência de conciliação foi marcada por Fux para o dia 10 de março, mas Dahmer diz que “não vê forma de conciliação”, pois o que a categoria quer é que seja decidido se a lei é constitucional ou não, um imbróglio que dura 2 anos”, segundo ele. Com informações do Globo Rural.

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