Publicado em 23/07/2019A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, foi avisada que governo da China abiru o mercado para a compra de produtos lácteos brasileiros, como leite em pó e queijos.
Em maio, a ministra Tereza Cristina se reuniu com autoridades e investidores em uma viagem de dez dias ao continente, com visitas ao Japão, China, Vietnã e Indonésia.
No próximo dia 17, a ministra embarca novamente para a China para estreitar as discussões já iniciadas, como a compra de lácteos, e também sobre o aumento do número de frigoríficos.
O Brasil exportou no ano passado quase US$ 64 bilhões para a China. Em primeiro lugar do ranking das vendas está a soja (43% das exportações), seguida por óleos brutos de petróleo (23%), minério de ferro (17%) e celulose (5,4%).
A China é um dos maiores importadores de lácteos do mundo. Na página do Itamaraty, é possível encontrar orientações sobre como o produtor brasileiro deve se habilitar para exportar produtos lácteos ao país asiático.
“As informações, de caráter geral e introdutório, não dispensam o exportador, todavia, de trabalhar em estreita colaboração com seus importadores, entender os requerimentos regulatórios chineses e o processo de desembaraço aduaneiro na China”, diz o texto.
As negociações para a abertura do mercado de lácteos se arrastam desde 1996. Em 2015, a então ministra da Agricultura Katia Abreu chegou a anunciar o avanço nas negociações entre os dois países, mas a abertura não chegou a ser efetivada devido às exigências do governo chinês.
A certificação para exportação de produtos lácteos à China estava acordada desde 2007, mas não havia nenhum estabelecimento brasileiro habilitado a exportar produtos lácteos aquele país. Agora, há 24 estabelecimentos habilitados a exportar, segundo dados do Ministério da Agricultura. Com informações do jonal O Globo.