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Arroba do Boi - R$ (À vista)
SP MS MG
155,00 143,00 149,00
GO MT RJ
141,00 139,00 146,00
Reposição - SP - R$
Bezerro 12m 1440,00
Garrote 18m 1760,00
Boi Magro 30m 2050,00
Bezerra 12m 1120,00
Novilha 18m 1340,00
Vaca Boiadeira 1510,00

Atualizado em: 23/8/2019 09:21

Cotações da Arroba: SP-Noroeste, MS-Três Lagoas, MG - Triângulo, GO - Região Sul, MT - Rondonópolis, RJ-Campos
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Adriano Garcia
MTb 10252-MG

 

Embargo complica exportação de milho ao Irã

 
 
 
Publicado em 22/07/2019

Dois navios iranianos contratados por uma empresa brasileira que estão no porto de Paranaguá há 50 dias com uma carga de milho avaliada em R$ 100 milhões. O país é o principal destino das exportações brasileiras do grão e respondeu por 27% dos embarques do grão brasileiro no ano passado.

A Petrobras, que tem ações na bolsa de Nova York, está se recusando a abastecer as duas embarcações, que vieram do Irã com carga de ureia. A estatal argumenta que os navios estão em uma lista do Tesouro americano de empresas iranianas sancionadas em 2018, de acordo com informações da agência Reuters.

A empresa exportadora, com sede em Santa Catarina, chegou a obter uma liminar no Tribunal de Justiça do Paraná para obrigar a Petrobras a realizar o abastecimento, mas o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli suspendeu a decisão. 

A exportadora, que também foi a responsável pela importação de ureia, argumenta que as restrições impostas pelo governo americano são aplicáveis a cidadãos e entidades americanos, e não à estatal brasileira. Na visão da companhia, ainda que essa norma fosse aplicada à Petrobras, o transporte de alimentos é considerado uma "exceção humanitária", assim como de medicamentos e equipamentos médicos.

Um dos navios está carregado com 48,4 mil toneladas de milho, no valor de R$ 45,5 milhões, enquanto outra embarcação aguarda um carregamento de 60 mil toneladas, no valor de R$ 60 mil, segundo o site "Portos e Navios" Em 2018, o Irã importou US$ 1 bilhão em milho brasileiro.

A recusa da Petrobras, que tem o monopólio de combustível para navios no Brasil, já está comprometendo a qualidade da carga de milho. O peso da carga no navio já carregado impede que ele realize manobras sem combustível na região do porto em que se encontra.

Segundo a própria empresa exportadora, a permanência das embarcações no local, à deriva, estão colocando em risco também os tripulantes, o meio ambiente e as demais embarcações que estiverem fundeadas em Paranaguá. Com informações do Valor.
 

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